sexta-feira, maio 26, 2006

Rádio-Nhuch hoje...

Ainda aqui no Brasil, curtindo as merecidas férias, deixo a bola essa semana com nosso articulista oficial, Roberto Nhuch, que detona mais um Gandaya - Brazilian Sound Waves, direto da KUSF 90.3Fm San Francisco. Hoje, Nhuch faz uma homenagem às bandas paulistas dos últimos 30 anos. Vale a pena escutar!

Volto sexta-feira que vem, cheio de parafernálias verde-amarelo compradas nos milhares de camelôs da cidade do Rio, para assistir aos jogos da Copa em harmonia de adereços.

Fui!

quarta-feira, maio 24, 2006

Sem mais onde menos é mais

Essa semana está boring. Nada de especial anda acontecendo, nem a vontade de bloggear anda me ocorrendo. Ainda assim, vale a pena destacar algumas risadas e/ou lágrimas da semana:

No mais é tudo paz e harmonia.

PS: Anna chega amanhã!

Goosh

terça-feira, maio 16, 2006

Dicas bem humoradas para entender os efeitos de uma ressaca

Há muito deixei a vida etílica de lado. Bebo menos que o socialmente. Um bom whisky de vez em quando é fundamental, mas com extra moderação. Ainda assim ressaca é inevitável. Achei isso aqui no blog do Gravatá e vale a compilação para ajudar a galera que apanha das reações do próprio corpo a cada vez que enfia o pé na jaca. Quando a gente faz besteira conhecendo a equação, o antídoto pode estar mais perto...

1 - O que acontece com o corpo?
R: Conhece a história do "bateu, levou"? Ressaca é isso. Uma resposta do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim: o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: A gente fica fraco e sonolento. O excesso de álcool também inflama o aparelho digestivo, faz a cabeça doer, provoca náuseas, vômitos e aumenta a sensibilidade à luz. Enfim, ressaca não é mole não!

2 - Por que a dor de cabeça é insuportável?
R: O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro, da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético, e sem ele a gente faz muito mais xixi. Engoliu, pronto: é hora de ir ao banheiro. Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.

3 - Isso mata ou só é chato pra burro?
R: A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata. Todos os sintomas são passageiros, não duram muito. Mas sendo freqüentes, pode acabar em gastrite, pancreatite, cirrose... Aí, sim, vai durar muito.

4 - Por que a ressaca só aparece no dia seguinte?
R: Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo
aquele álcool que ele botou para dentro. De manhã, com o serviço feito, é a hora de disparar os sintomas desagradáveis. Daí, é importante para, pelo menos, diminuir os efeitos da ressaca, que o bebum antes de deitar procure ingerir muita água. O problema é se você, chapado até o talo, vai lembrar-se disso.

5 - Qual a diferença entre ressaca e coma alcoólico?
R: A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto, ele
vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de açúcar no sangue cai drasticamente; o coração pode parar de bater devido à inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência. Resumindo, é encrenca da grossa.

6 - Beber de barriga vazia é pior?
R: Muito pior. Ter comida na pança significa que o etanol não estará sozinho
na corrida da digestão. O organismo vai dividir as energias entre as duas
tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool; na corrente sangüínea.

7 - Mas comer o que? Chuchu, rabada, macarrão?
R: De preferência, alimentos ricos em sal e gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho. "O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool"

8 - Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o pé na jaca ajuda?
R: Azeite também é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura. Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.

9 - A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois. Não pode ser dois depois?
R: Até pode. Um ou dois antes é que não adianta nada. Ainda não inventaram
remédio que previne contra a ressaca. Tudo o que existe apenas dribla os sintomas. O Engov tem hidróxido de alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e tem cafeína, que contrai os vasos sangüíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.

10 - Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de todas. Confere?
R: Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto - destilados (uísque, vodca, pinga) - é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo? Cuidado: tudo gira em torno da quantidade.

11 - Então, o que eu faço para acordar legal amanhã?
R: O truque é simples e eficiente: intercale um copo d'água entre dois de birita. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado. Sem dizer que também empanturra. Numa pança cheia d'água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também funciona. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.

12 - O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda?
R: Pelo contrário, álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que
Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no
sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

13 - Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca?
R: Por causa da desidratação. A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.

14 - O que é melhor comer nessa hora?
R: Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões: frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

15 - Correr para a academia e malhar feito um louco ajuda?
R: Falou Superman ... o pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem pra ir
ao banheiro, quem dera para correr na esteira. E, para fazer exercício, o corpo precisa de glicose - a mesma que está sendo usada na recuperação pós pé na jaca. Vai querer dividir?

16 - Já sei, vou continuar bebendo...?
R: Esse é o truque do alcoólatra. Ele "rebate" a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, se essa é a sua saída, procure os Alcoólicos Anônimos.

17 - O que eu faço pro meu quarto parar de rodar?
R: Repouso. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. A
ressaca aumenta a sensibilidade à luz. Aproveite o momento introspectivo
para fazer a mais clássica das promessas: "Nunca mais vou botar uma gota de
álcool na boca". Toda ressaca tem que terminar com uma baboseira dessas...

Texto garimpado na Internet
Garimpeira: geóloga Magda Guimarães

sábado, maio 13, 2006

O tapa olho está fora de moda

Podem me colocar na cruz, podem caçoar a vontade, mas parei. Não quero mais piratear CDs. Coloquei na minha cabeça a chatice que virou baixar musiquinhas de um determinado disco novo e exibir de troféu por aí. Quando essa coisa de mp3 começou há alguns 12 anos atrás ainda era legal (legal?). Confesso que o fazia muito mais por não encontrar a venda o material que desejava do que por alguma malandragem ou falta de grana para comprar. Mas nessa onda acabavam entrando os lançamentos também. Conclusão, essa semana, ao ter pelo menos uns três discos homemade rejeitados ou pulando nos cd players da rádio, me deparei com um monte de lixo que carrego no meu case. Também pudera, o processo de se queimar cd em casa é infinitamente, em termos de qualidade, inferior ao nível tecnológico que as gravadoras tem em fabricar um cd. Mesmo com todo cuidado que tenho com os cds virgens, ainda assim eles se estragam com uma facilidade que os originais, de longe, não conhecem. E a qualidade do som? Tem coisa boa em mp3, mas tem muuuuita porcaria. E você só acaba descobrindo depois que ele está devidamente gravado no cdzinho.
F
ui olhar minha prateleira fonográfica e me toquei do longo tempo que havia comprado na loja meu último cd original, como fazíamos antigamente com os discos de vinil. Tirando os promocionais que recebo das gravadoras ou artistas, os usados comprados na Amoeba ou os de presente, eis que acho o último adquirido: Pink Floyd - The Wall Live. Porra, tem o que, bem uns três anos? Não, isso tá errado...
V
azei para a loja mais próxima e para comemorar essa decisão bastarda, é com orgulho que estampo minha mais nova aquisição original: Red Hot Chili Peppers - STADIUM ARCADIUM. E com direito a encarte, capa, trabalho fotográfico, qualidade sonora incomparável e até aquele delicioso plástico para a gente abrir com a ponta da chave. Diga-se de passagem, o cd é muito bom. E sabe quanto? Quinze Cruzeiros...
Cansei daqueles cds escritos a caneta apenas "Fulano de Tal". Cansei de lutar por uma informação musical sem referência nas piratarias, dos skips na melhor parte do refrão ou da gagueira (que na realidade o artista não sofre) nos versos mais inesperados da minha música favorita. Deixarei o uso dos blank cds apenas para as produções próprias como vinhetas, jingles ou algum material realmente raro que não se possa encontrar oficialmente. Guardarei a perna de pau e o tapa-olho na caixinha onde a tampa de vidro diz: quebre somente em caso de emergência.

Alguém tem um martelo?

PS: hoje tem festa da DJ Ellen. Quem quiser o endereço, tá aqui.

sexta-feira, maio 12, 2006

Rádio + Festa da Ellen

Sexta na feira! Dia de rádio. Presença confirmada de Alex "Xamba" Cotta (Santo Diabo) que traz o recado de uma super festa que começa acontecendo dia 02 de junho e promete se repetir toda primeira sexta do mês no Lucid Bar. A receita: resident DJs Gustavo Lino & Ellen + música ao vivo + caipirinha + convidados de primeira. O repertório musical promete tocar o que você gosta também: pop, rock, 80's, 70's, reggae, trance, eletro, batucada e muito mais. Ainda nos estúdios da KUSF, nosso articulista oficial Roberto Nhuch. Lembrando que o programa começa as 7:30pm (Pacific Time) ou 11:30pm no Brasil e pode ser escutado, além da sintonia local 90.3fm em San Francisco, através do site RadioGandaya.com.
Essa semana recebi diversos scraps no Orkut de pessoas me perguntando se elas iriam morrer cedo. Não entendeu nada? Nem eu. Já expliquei mil vezes um bendito post que coloquei na comunidade Descanse Em Paz (sim, sou mórbido) sobre uma velha sensação que me ocorre ao ver fotos de pessoas que resolveram esticar as canelas prematuramente, mas parece que por isso esses orkuteiros tão me tirando de "Mãe Dinah". Que estranho, po...
Amanhã tem a tal badaladíssima festa comandada pela DJ Ellen em Palo Alto. Estive mês passado lá para conferir e a coisa é pesada mesmo. Estaremos novamente lá amanhã. O endereço? Não tenho aqui agora, me passa um email e eu descubro.

Peace out!
goosh

quinta-feira, maio 11, 2006

Parece que assim é melhor. Parece...

Para quem nunca viu, eu recomendo: CURB YOUR ENTHUSIASM. Não tem nada melhor para se ver na TV ou em DVD atualmente, em termos de seriado. É muito bom. Todos nós somos um pouco "Larry David". Eu por exemplo, luto diariamente para ser menos a cada dia.
Aqui em San Francisco, as boas notícias culturais rolam rápido: esse mês tem shows do João Bosco e da Maria Rita pelo San Francisco Jazz Festival. Mês que vem ajudo na produção do Marcelo D2 com a Kidoideira Productions. Junho é mês de Copa do Mundo e julho de Mutantes no The Fillmore (ingressos já a venda).

PS: mom chega dia 25. Oba!